quinta-feira, 27 de setembro de 2007

solar de jose feliciano pinto coelho cunha

Voltar � primeira p�gina em CaeteCaete

* GEOGRAFIA
* ATRATIVOS
* FOTOS DA CIDADE
* BLOG DA CIDADE
* COMO CHEGAR
* ONDE FICAR
* ONDE COMER
* CENTRAL DE RESERVAS
* MENU PRINCIPAL


Google
Digite os termos da sua pesquisa
Web Desvendar
Enviar formulário de pesquisa












VOLTAR AOS ATRATIVOS

ROTEIRO DO TINOCO


CAPELA SANTA FRUTUOSA
Religiosidade - Capela Santa Frutosa - Caeté - Minas Gerais

A Capela Santa Frutuosa teve sua constru��o iniciada no s�culo 19, tendo demorado mais de cem anos. Segundo a lenda, a santa, ofendida com a indiferen�a da popula��o da cidade ao seu culto, condenou a vila a viver em profundo atraso, enquanto n�o se terminasse� a constru��o da capela. Com isto, Doutor Jo�o Pinheiro ouvindo a prece do povo, concluiu a constru��o da mesma.

Sendo uma capela simples constru�da em adobe e taipa, n�o possui detalhes de luxo. Seu interior preserva um orat�rio em madeira talhada. Sua localiza��o privilegiada oferece aos visitantes uma vista panor�mica de parte da cidade e da Serra da Piedade.


VEJA MAIS FOTOS



:: Serviço

Localização: Rua Santa Frutuosa, s/nº.
Informa��es: Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo (SEMELT) - (31) 3651-3239 / 3651-3243






PRÉDIO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
Prédio da Estação Ferroviária - Caeté - Minas Gerais

Constru�do na encosta do morro, em um local visto por diversos pontos da cidade, o Pr�dio da Esta��o Ferrovi�ria � constitu�do de apenas um corpo horizontal com torre ao centro e tr�s janelas, com o acesso� feito por uma escada em caracol. Atualmente o pr�dio pertence a Cia. Vale do Rio Doce e est� desativado, funcionando um posto policial em seu local.




:: Serviço

Localização: Pra�a da Esta��o, s/nº
Informa��es: Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo (SEMELT) - (31) 3651-3239 / 3651-3243




IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Religiosidade - Igreja São Francisco de Assis - Caeté - Minas Gerais

Datada do in�cio do s�c. XVIII, a fachada chanfrada da Igreja de S�o Francisco de Assis se assemelha bastante com a Igreja do � de Sabar�. Sua constru��o em adobe apresenta uma estrutura de madeira e apenas uma torre central. Seu interior, bem simples,� apresenta no altar-mor pinturas imitando ornatos e no teto S�o Francisco de Assis recebendo os estigmas.











VEJA MAIS FOTOS

:: Serviço

Localização: Rua Mato Dentro, esquina com rua S�o Francisco, Centro
Informa��es: Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo (SEMELT) - (31) 3651-3239 / 3651-3243





CASA DE JOÃO PINHEIRO OU VELHO SOLAR DO TINOCO
Casa de João Pinheiro ou Velho Solar do Tinoco - Caeté - Minas Gerais

O Velho Solar do Tinoco, pertencida ao Bar�o de Cocais jose Feliciano Pinto Coelho da Cunha, teve sua constru��o iniciada durante o s�c. XVIII e sofreu algumas modifica��es ao longo do tempo. Sua �rea de 330 mil m2 com arquitetura urbana e rural, foi adquirida em 1893 pelo pol�tico Dr. Jo�o Pinheiro (1860 a 1908), onde morou juntamente com sua fam�lia ao longo de sua vida.

Atrativos

O acervo da casa-museu � composto de obras de arte, mobili�rio, objetos de uso cotidiano e documentos pertencentes a fam�lia de Jo�o Pinheiro. Alguns destes objetos foram restaurados por t�cnicos da Funda��o de Arte de Ouro Preto e tamb�m por iniciativa dos pr�prios familiares de Israel Pinheiro que juntos recriaram um lar tipicamente mineiro.� Observa-se que alguns de seus moradores tiveram bastante influ�ncia na vida pol�tica de seu Estado.

Tombamento

Tombado pelo IEPHA em 1980, administrada pela Funda��o Israel Pinheiro e com apoio da Companhia Vale do Rio Doce, Prefeitura Municipal de Caet� e BDMG Cultural, a Casa Jo�o Pinheiro, al�m de ser um importante local para estudo, desempenha um papel de preserva��o e valoriza��o do patrim�nio p�blico e da identidade cultural da comunidade.

:: Serviço

Localização: Pra�a Paulo Pinheiro da Silva, 176, Centro
Informa��es: Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo (SEMELT) - (31) 3651-3239 / 3651-3243
VEJA MAIS FOTOS





VOLTAR AOS ATRATIVOS

Nenhum comentário: