quarta-feira, 5 de setembro de 2007

origem familia PINTOS

Home Fórum Índices Mapas Guarda-Mor Livraria
Pesquisar:
Armas

Fontes
DFP-pg. 289
AL-pg. 439
GP-191


Nota: A informação disponibilizada nesta página corresponde ao Nível Genea Basic
Genea Portugal tem o apoio de:
Pinto
História
  • Tratando-se de outro nome derivado de alcunha, e, ainda por cima, de alcunha assaz vulgarizada nos primeiros séculos da nossa nacionalidade, são em grande número os Pintos que se nos deparam ao estudarmos as mais remotas gerações dos Livros Velhos de Linhagens.
  • Tal sobrenome só vem a fixar-se e, portanto, a tomar características de um apelido na linha de descendência de D. Egas Mendes, dos «de Gundar», casado com D. Maior Pais Pinto, filha de Paio Soares Pinto, que morou na Terra da Feira.
  • Deste casal nasceram dois filhos, Rui Viegas Pinto e Pedro Viegas Pinto, cuja descendência usou o apelido. Mas é do primeiro, que viveu nos reinados de D. Afonso Henriques e D. Sancho I, que descende Vasco Garcês Pinto de cujo casamento com D. Urraca Vasques provêm os desta linhagem.
  • Aliados com linhagens como as dos «de Sousa», «da Maia», «de Baião» e outras, os Pintos puderam manter uma situação social preponderante no decurso de inúmeras gerações.
  • Dizem alguns autores antigos, que o apelido foi motivado por um cavaleiro sair de uma batalha contra os mouros tão ensanguentado que o rei ao vê-lo, terá dito: "como vindes pinto".
Armas
  • De prata, cinco lunéis de vermelho, postos em aspa. Timbre: um leopardo de prata, armado e lampassado de vermelho, carregado com um dos crescentes do escudo na espádua.
Ramos Familiares
Personalidades
  • Joaquim Pinto de Magalhães, 1º conde de Arriaga
Títulos, Morgados e Senhorios
Cargos e Profissões
Distribuição Geográfica
    Informação apenas disponível no nível Genea Plus
2007-09-05 20:41:39
Interessante. São as raízes da minha familia pelo lado paterno (Pinto de Magalhães) um abraço!
 orkut comunidade herdeiros do barão de cocais 2007-08-04 20:57:00

2007-08-16 00:24:43
"Amigo é coisa para se guardar No lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distância digam não, mesmo esquecendo a canção O que importa é ouvir a voz que vem do coração. Seja o que vier,venha o que vier Qualquer dia amigo eu volto pra te encontrar Qualquer dia amigo,a gente vai se encontrar..."

Nenhum comentário: