sábado, 29 de setembro de 2007

instalação da maçonaria

- Santa Catarina - Maçonaria : 1706sc04.

17-6-1822, fundação do Grande Oriente do Brasil, no Rio de Janeiro, à qual logo se filiaram as lojas catarinenses, e que fariam as primeiras ligações do movimento com a sociedade local.

Houvera D. João VI proibido a maçonaria, cujas lojas passaram então a funcionar secretamente. Às vésperas da Independência do país, acontecida em 7 de setembro de 1822, voltaria o estado de normalidade. E foi porque se fundou já em 17 de junho de 1822 a potência suprema das lojas maçônicas brasileiras. Sua atuação foi no sentido da liberalização do pensamento, liberdade de consciência, separação do Estado e da Igreja, combate ao absolutismo e à escravatura.

Declarada a Independência do Brasil, em 7-9-1822, o Grande Oriente, em sessão realizada 9-9-1822, resolveu enviar mensageiros às províncias, para atuar na consolidação desta declaração. Foi quando veio à capital de Santa Catarina o Cel. Tinoco e é quando se tem a primeira notícia clara de que a maçonaria já atuava aqui.

Um comentário:

Lorana disse...

Olá, achei interessante seu blogger! Tenho várias matérias que deva te interessar, caso interesse, me mande um e-mail :)