sábado, 29 de setembro de 2007

loja maçônica

- Santa Catarina - Maçonaria: 0909sc04.

9-9-1822, a Assembléia Geral do Grande Oriente do Brasil, RJ, propôs, conforme sua Ata, que se enviem emissários às diversas províncias, para consolidar a Independência, havendo então se apresentado o Coronel Alexandrino José Tinoco se inscrito para a de Santa Catarina.

Em fins de setembro de 1822 já se encontrava o Cel. Tinoco na Capital catarinense com correspondência da Corte para a Câmara. Desde então se sabe da ação maçônica em SC, ainda que sejam escassas as notícias até a década de 1850. É importante atender ao trabalho dos maçons porque eles forjaram por primeiro as idéias liberais em Santa Catarina, que então combatiam os privilégios da nobreza, o absolutismo, a união unilateral do Estado com a Igreja. Após quase duzentos anos, instalaram quase duzentas lojas em Santa Catarina.

A primeira loja de Santa Catarina, de que se tem conhecimento, foi a de nome Concórdia, fundada em 1832 por Jerônimo Coelho (n. 30-9-1806), colhendo naturalmente os frutos do trabalho do Coronel Tinoco, e os levando a novos resultados. Fez-se ainda conhecido como fundador da Imprensa nesta Província, lançando O Catarinense, em 28-7-1831, instrumento portador dos novos ideais liberais. Consolidava-se a maçonaria na Capital de Santa Catarina com a loja Regeneração Catarinense, fundada em 2-4-1860, data do Decreto do Grande Oriente, que a reconhecia.

Nenhum comentário: