quinta-feira, 23 de agosto de 2007

são lucas

3º DTC - SERMÃO DO DIA -  ANO C

A Palavra de Deus é viva e vivificante

Caríssimos, quando recebemos uma carta, olhamos
logo o remetente. Se for uma carta de propaganda,
pensamos: mais uma! e, talvez, a deixemos de lado… Às
vezes, até a joguemos no lixo… Se for de uma pessoa
conhecida, procuramos abri-la e logo ler… E também
acontece que pode ser aquela carta que nós
esperávamos, de um amigo muito íntimo e querido… Com
que pressa não a abrimos e com que ansiedade não a
lemos, saboreando as palavras de amizade e carinho que
trazem uma mensagem para nossa vida, um estímulo
poderosíssimo para enfrentar a luta de cada dia…

O Evangelho, caríssimos, é uma carta de amor de
Deus que se dirige a cada um de nós. Dizia São
Gregório: “A Bíblia é a carta de amor de Deus, nosso
bom Pai”.

Eis como São Lucas inicia seu evangelho: “A mim
também pareceu conveniente, após acurada investigação
de tudo desde o princípio, escrever-te de modo
ordenado, ó ilustre Teófilo, para que verifiques a
solidez dos ensinamentos que recebeste”.

Mas, dirá você: eu não sou Teófilo, não sou
ilustre, nem excelentíssimo…

Contudo, vejamos o significado da palavra Teófilo:
é um nome genérico indicando todo aquele que “ama a
Deus”, como nos diz a etimologia da própria palavra.
Assim, em grego, FILOS significa amigo e TEÓS
significa Deus. Teófilo quer dizer “um amigo de Deus”.
E você, caríssimo, cada um de vocês que está aqui
presente, ama a Deus. E’ por isso que você está aqui,
hoje… Você é o Teófilo, o amigo de Deus, a quem São
Lucas dedica esta carta, este evangelho.

E, quanto ao termo ilustre, este título parece
indicar uma pessoa de muita importância. E’ que
naquele tempo o destinatário era mesmo importante,
porque ficava encarregado de difundir o livro que lhe
era dedicado. Portanto, se o Evangelho de hoje é
destinado a mim que quero ser, verdadeiramente, o
amigo de Deus, ao recebê-lo, eu estou como que
obrigado a proclamá-lo, a difundi-lo e a irradiá-lo.

Sim! A Palavra de Deus é viva e vivificante!…
Vivificante! Isto é, que dá a Vida!

E’ o que vemos na segunda parte do evangelho de
hoje: Cristo repleto da força do Espírito proclamando:
“O Espírito repousa sobre mim, porque o Senhor me
ungiu e me mandou anunciar a Boa Nova aos pobres”.

E é esta a nossa missão de cristãos, nós, que
fomos ungidos no dia do nosso batismo, nós, que
recebemos a força do Espírito por este santo
sacramento. “O Espírito do Senhor está sobre nós, está
sobre mim”. Portanto, devemos também nós anunciar,
espalhar, irradiar o Evangelho, numa palavra, nós
devemos evangelizar, fazer o que Jesus, ungido pelo
Espírito, fez.

E o que é evangelizar? Evangelizar hoje é sair ao
encontro da pessoa humana na totalidade do seu viver e
do seu agir! Repito: evangelizar hoje é sair ao
encontro da pessoa humana na totalidade do seu viver e
do seu agir.

Evangelizar é fazer penetrar o Evangelho de
Cristo, a mentalidade de Cristo, no mundo, em todos os
setores da vida humana.

Evangelizar é fazer chegar ao coração do outro
essa carta de amor que eu, o amigo de Deus, o Teófilo
de hoje, recebi e devo passar adiante.

Evangelizar é fazer Jesus nascer no coração do
outro...

Evangelizar é fazer Jesus crescer no coração do
outro... E’ ser um irmão para o outro e fazer do outro
um irmão…

Evangelizar é criar laços humano-divinos com o
outro porque, disse Jesus: “Onde 2 ou 3 estiverem
reunidos em meu nome, eu estou no meio deles”…

Evangelizar é seguir os passos de Jesus, fazer o
que ele fez, criando à nossa volta um mundo mais
fraterno pela vivência da Palavra de Deus, amando sem
limites, como nos ensina Jesus nas Bem-aventuranças.

Enfim, evangelizar é criar comunidades de Amor que
irradiem a Boa Nova que Cristo viveu e proclamou.

E’ o próprio São Lucas que relata, nos Atos dos
Apóstolos, como viviam os primeiros cristãos. O povo,
ao vê-los reunidos, comentava: “Vede como se amam” e
queriam tornar-se cristãos para participar dessa
alegria.

As comunidades de outrora eram evangelizadoras…

Portanto, como cristãos, devemos ser o fermento na
massa, o sal que dá sabor, a luz que ilumina as
trevas.

Sim, duas mensagens podemos tirar do evangelho de
hoje.

A 1ª: E’ VIVA A PALAVRA DE DEUS. E essa Palavra é
dirigida a mim, a mim que vivo hoje e aqui, dentro
dessa contextura histórica de lutas, de desemprego, de
agressões, de falta de moral, mídia mal orientada,
assaltos, doenças, etc…

A Palavra de Deus me é dirigida como norma de
vida, conforto, arrimo, proteção, estímulo para ir em
frente confiante de que Deus é Pai e não me desampara…
Pois Deus é fiel! Fidelíssimo!

Procuremos pois, acatar a Palavra de Deus, lê-la ,
rezá-la, estudá-la todos os dias, pelo menos uns 5
minutos pois, como dizia São Gregório: “A Bíblia é a
carta de Amor de Deus, nosso bom Pai”.

E quantos de nós, infelizmente, muitas vezes, nem
abrimos o envelope dessa carta. Não! Não sejamos
assim! Sejamos sim! os TEÓFILOS de hoje, os amigos da
Palavra de Deus.

A 2ª mensagem: E’ VIVIFICANTE A PALAVRA DE DEUS,
isto é, ela comunica a Vida, a Vida Divina em mim, e
de mim deve partir e irradiar para os outros. E’ o que
expressa justamente o termo “ilustre” como já vimos.

Que esta Vida Divina saia então de mim ao encontro
de meu irmão, na totalidade de seu viver e do seu
agir, para sermos como Cristo, o fermento na massa, o
sal que dá sabor e a luz que ilumina nas trevas,
enfim, os evangelizadores de Cristo.

E é neste ponto que quisera chegar… Por que não
fazer uso dos folhetos da “BOA NOVA DE CRISTO PARA
VOCÊ” para evangelizar, pois muitos estão esperando um
empurrãozinho que os leve a Cristo.

Vejamos alguns testemunhos sobre a “Boa Nova”:

* Gosto tanto de receber, quando leio, sinto uma
paz…

* Quero, sim, estou precisando de uma coisa assim!

* Eu não entendia esta passagem do evangelho,
agora entendi.

* Estava pensando em suicídio, li a folhinha,
voltei atrás.

* E, quanto a Internet, tempos atrás, o site da
Boa Nova acusou 3.400 visitantes.

Numa cidade de Portugal, Marinha Grande, saiu um
comunicado na imprensa, elogiando a Boa Nova, dizendo
que o site estava sendo muito acessado. Foi comentado
também na Rádio de Lisboa.

Hoje, a tiragem semanal da BOA NOVA DE CRISTO PARA
VOCÊ é de 12.000, graças a todos os que nos apóiam.

Concluindo, como evangelizar? Em primeiro lugar,
apaixonar-me por Cristo, porque uma pessoa apaixonada
não se cansa de falar do objeto de seu amor…
Evangelizar é despertar no outro a vontade de ler,
conhecer, aprofundar e viver essa carta de Amor de
Deus, nosso bom Pai.

São Paulo, é por excelência o homem do Evangelho.
Dizia ele: “Anunciar o Evangelho não é título de
glória para mim; é antes uma necessidade que se me
impõe. Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!
Desempenho um encargo que me foi confiado”. São Paulo
era, sem dúvida nenhuma, um Teófilo, um amigo de Deus,
um amado por Deus.

AMÉM. ASSIM SEJA.


Frei Floriano
fsurian@radnet.com.br

Nenhum comentário: