quarta-feira, 7 de novembro de 2007

rafael tobias de aguiar/rev.liberal 1842

| Home |
REVOLUÇÕES LIBERAIS DE 1842

Tobias de Aguiar, presidente revolucionário.
Movimentos armados promovidos pelos liberais em Minas Gerais e em São Paulo, contra as medidas centralizadoras impostas pelo Partido Conservador, que dominava o governo desde 23 de março de 1841.

Medidas Centralizadoras. Logo que subiram ao poder, os conservadores fortaleceram o controle do governo central sobre as províncias, tirando dos governos provinciais a responsabilidade pela justiça e restabelecendo o Conselho de Estado. Em 1° de maio de 1842, D. Pedro II dissolveu a Câmara de Deputados eleita em 1840, de maioria liberal.

Revolução em São Paulo. A rebelião eclodiu em 12 de maio em Sorocaba e Itu. O brigadeiro Tobias de Aguiar, liberal e ex-presidente da província, foi aclamado presidente revolucionário no dia 17. Outros chefes eram Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e o ex-regente Feijó. Tobias de Aguiar suspendeu as medidas dos conservadores, demitiu os funcionários ligados a eles e mandou a Coluna Libertadora, com 1.500 homens, tomar a capital.

Em 18 de maio, o imperador nomeou o barão de Caxias vice-presidente da província e comandante da repressão aos rebeldes. Caxias desembarcou em Santos com 400 soldados e conseguiu o apoio da Guarda Nacional em diversas localidades paulistas. Chegou a Sorocaba em 21 de julho, após os combates de Venda Grande, perto de Campinas, e de Barueri, onde prendeu Feijó. Derrotado pelas forças imperiais, Tobias de Aguiar rumou para o Rio Grande do Sul, para reunir-se aos rebeldes farroupilhas. Preso em Passo Fundo, foi enviado para a Fortaleza da Laje, no Rio de Janeiro, onde ficaria até a anistia de 1844. Os paulistas foram derrotados em 35 dias.

Revolução em Minas Gerais. No dia 10 de junho, a Câmara de Barbacena depôs o presidente conservador da província, desembargador Bernardo José da Veiga. Seu substituto, o liberal José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, futuro Barão de Cocais, recebeu apoio de 15 dos 42 municípios mineiros. O chefe mais expressivo do movimento liberal em Minas era o político e grande proprietário Teófilo Ottoni. As tropas rebeldes obtiveram vitória significativa em Queluz (26 de julho de 1842). O movimento atingiu São João d’El Rei, São José e outras localidades do interior mineiro.

Caxias chegou à capital Ouro Preto em 8 de agosto. A batalha decisiva foi a de Santa Luzia (20 de agosto), na qual os revoltosos foram derrotados. Foram feitos cerca de 300 prisioneiros, entre os quais Teófilo Ottoni e outros chefes. Os não absolvidos pelo tribunal de Ouro Preto acabaram beneficiados pela anistia de 1844.

Nenhum comentário: