segunda-feira, 19 de novembro de 2007

n/ descendencia de portugal

Família Almeida e Vasconcellos Pinto Coelho - Ascendentes, descendentes e colaterais

Índice de Nomes
Fontes
ANP 2006-Tomo IV-pg. 204, 205, 885, 886 e 890

Pinto Coelho
História

* Família descendente de Gonçalo Vaz Guedes, 3º senhor de Murça, e de sua mulher D. Isabel de Sousa Alvim, por seu filho 2º Álvaro Vaz Guedes, Morgado de Sobreira, que de sua mulher D. Ana Isabel de Mesquita teve, entre outros, a Gonçalo Vaz Gedes, governador do Brasil, marido de de Maria Pereira Pinto, a qual era filha de Nuno Álvares Pereira Pinto e de sua mulher D. Isabel Pereira de São Payo, dos senhores de Anciães; e neta paterna de Gonçalo Vaz Pinto, alcaide-mor de Chaves (filho de Aires Pinto, senhor de Ferreiros de Tendais, e de sua mulher D. Constança Rodrigues Pereira), e de sua mulher D. Catarina de Melo.
* Deste casal foi filho sucessor Francisco Vaz Gedes, fidalgo da C. R., do conselho d’el-rei em Madrid, etc., que casou com D. Maria de Velença, filha de Francisco de Valença, fidalgo castelhano, e de sua mulher D. Maria de Burgos, que tiveram Gonçalo Vaz Pinto, alcaide-mor de Celorico de Basto e instituidor do vínculo de Ratiaens de Basto; o qual de sua mulher D. Brites da Cunha, filha de Jerónimo Teixeira da Cunha, 9º senhor de Teixeira, e de sua mulher D. Leonor Taveira, teve a Francisco Pinto da Cunha, alcaide-mor de Celorico de Basto, comendador de S. Salvador de Forges, na o. de Cristo, e morgado de Simaens e Ratiaens, de que renovou a instituição obrigando todos os seus descendentes a usarem os apelidos Pinto e Coelho.
* Este Francisco Pinto da Cunha casou com D. Francisca da Silva e Noronha, herdeira, por morte de seu irmão Gonçalo Coelho em Alcácer-Quibir, do senhorio de Felgueiras e Vieira e do couto de Canelas, que lhe foi conf. por Filipe I, a 22.11.1584, filhos de Ayres Gonçalves Coelho, herdº daqueles senhorios, etc. (6º neto, por varonia, de Pero Coelho, implicado na morte de D. Inês de Castro, e 13º neto, também por varonia, de Egas Moniz, o Aio), e de sua mulher D. Maria de Noronha.
* Este casal teve a António Pinto Coelho, sucessor, fidalgo da C. R., Senhor de Felgueiras e Vieira (confs. de 2.6.1615 e de 1630) e dos morgadios de Ratiaens e Simaens, que casou com D. Francisca de Athayde (irmã de D. Luis de Almeida Portugal, 1º conde de Avintes), filha de António de Almeida, comendador de S. Martinho da Lardosa, Soallheira e Bemposta (na o. de Cristo), etc., e de sua mulher D. Madalena de Athayde (irmã de D. Fernando Mascarenhas, 1º conde da Torre).
* O ramo Pinto Coelho, de Lisboa e Mondim de Basto, é descendente de António Pinto Coelho, 9º senhor de Felgueiras e Vieira e de sua mulher, D. Francisca de Athayde, dos quais foi filho primogénito João Pinto Coelho, moço fidalgo da C. R., c. c. g., por onde seguiu o senhorio de Felgueiras, etc., e filho segundo Francisco Pinto da Cunha (f. em 3.1714), fidalgo da C. R., cavaleiro da o. de Santo Estêvão de Florença, etc., tendo casado 1ª vez com D. Bárbara de Siqueira, c. g. extinta, e 2ª vez com D. Francisca Maria de Macedo Castro e Silva, filha de D. Pedro Taveira de Sottomayor e de sua mulher D. Filipa de Sousa e Castro.
* De Francisco Pinto da Cunha e de sua 2ª mulher foi filho segundo António Caetano Pinto Coelho (antepassado dos barões de Itanhaem, em Portugal, e marqueses do mesmo título, no Brasil, e do barão de Cocais, com honras de grandeza, no Brasil) e filho primogénito José Luis Pinto Coelho, moço fidalgo da C. R., senhor da quinta da Ribeira de Mondrões, em Borba da Montanha (Celorico de Basto), nomeado governador da ilha de São Miguel, etc., o qual de Ângela Pires, solteira, filha do capitão Gonçalo Pires e de sua mulher Leonor Pires, teve D. Maria Bárbara de Portugal Pinto Coelho (*14.5.1710 +25.3.1770), herdª, que veio a casar, a 23.6.1746, com o Dr. Bernardo António Camelo de Sousa (*10.5.1719 +9.10.1758), bacharel em Leis, filho de Dionízio Gonçalves de Magalhães, familiar do Santo Ofício, e de sua mulher Rosária Camelo de Sousa.
* Este casal teve descendência através de duas filhas, sendo uma delas D. Perpétua Rosa de Sousa Pinto Coelho de Magalhães (ou tb. chamada D. Perpétua Rosa de Sousa Camelo Pinto Coelho de Athayde) (*8.1.1754 +12.2.1822), herdª da quinta da Ribeira de Mondrões, que veio a casar, a 24.4.1774, com o Dr. José Bernardo Ferreira de Castro (*16.5.1742 +24.2.1821), bacharel em Cânones, filho de João de Sampayo d’Assunção e Castro, familiar do Santo Ofício, mercador e grande proprietário, e de sua mulher Clara Maria Álvares Ferreira.
* Destes foi filho primogénito o Dr. Francisco Pinto Coelho de Castro Magalhães e Sousa (n. em Britelo, Celorico de Basto, a 9.3.1755), bacharel em Leis, juiz de fora em Penalva do castelo, auditor em Trás-os-Montes, corregedor em Beja e do cível da Corte, desembargador na Relação do Porto e na Casa da Suplicação, ajudante do intendente-geral da Polícia, juiz dos Feitos e Justificações da Casa do Infantado, etc., o qual de sua 1ª mulher D. Maria Teresa Rodrigues de Carvalho, filha do capitão João António Rodrigues, senhor da casa da Costa, e de sua mulher D. Teresa de Jesus de Carvalho, teve primogénito o Dr. José Pinto Coelho de Athayde de Portugal e Castro, e, entre outros, o Dr. Carlos Zeferino Pinto Coelho de Castro (*26.8.1919 +24.2.1893), bacharel em Direito, afamado tribuno e jurisconsulto, deputado da Nação, etc..

Armas

* Escudo esquartelado: no 1º Pinto; no 2º Ataíde; no 3º Coelho; e no 4º Castro (de seis arruelas). Timbre: de Pinto (armas da casa de Eirô, em Mondim de Basto).

© 2004 Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.

Nenhum comentário: