quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O BARÃO DE COCAIS III

Origens da família em Portugal

Início > Comunidades > Família Pinto Coelho > Fórum: > Mensagens

primeira | < anterior | próxima > | última mostrando 31-40 de 46
02/01/07
Luis
Os nossos antepassados Coelho
9C) Foram pais de Pero Esteves Coelho, valido do rei D. Afonso IV, Estevão Coelho e sua mulher Maria Mendes Petite (que fundou o convento de Vila Nova do Porto onde está sepultada, juntamente com seu marido), filha de Soeiro Mendes Petite, alcaide de Santarém e de sua mulher Maria Anes, sendo bisneta por linha feminina de Martim Martins Dade, alcaide-mór de Santarém.

Este casal teve os seguintes filhos:
João Esteves Coelho, vassalo do Infante herdeiro D. Afonso, corregedor da Beira, vassalo da Casa do Infante herdeiro D. Pedro (casou e teve descendência);
Soeiro Mendes Coelho, cavaleiro, vassalo do Infante D. Pedro, Alcaide de Torres Novas (casou e teve descendência);
Estevão Esteves Coelho, vassalo do Infante D. Pedro (casou e teve descendência);
Pero Esteves Coelho, valido do rei D. Afonso IV (o nosso antepassado de quem se trata);
Branca Pires Coelho (casou e teve descendência);
Margarida Coelho.


10C) Foram pais de Estevão Coelho, Pero Anes Coelho (c.1260-1317) senhor "dos Senhorios de seu pai Sr. da Quinta do Souto, e um dos Fidalgos do Rey D. Diniz e tinha a moradia de 100 livras pª vestidos, o dito Rey o fez seu Meirinho Mor da Casa da Provincia da Beira, e lhe fez Doação de trez Casaes no Mosteiro de Oliveira onde seu irmão era Prior cuja Doação foi feita em 1299", e sua mulher D. Margarida Esteves, filha de D. Estevão Ermiges da Teixeira e de sua mulher Urraca Fernandes de Louredo.

Este casal teve os seguintes filhos:
Estevão Coelho (o nosso antepassado de quem se trata);
João Coelho;
Vicente Pires Coelho.
07/01/07
Luis
Os nossos antepassados Coelho
11C) Foram pais de Pero Anes Coelho, João Soares Coelho, cavaleiro, trovador, vassalo e conselheiro de D. Afonso III (que o acompanhou em 1249 na reconquista do Algarve e teve por doação régia de 1254 o senhorio da vila de Souto de Riba Homem) e sua mulher Maria Fernandes (da Galiza).

Este casal teve os seguintes filhos:
Pero Anes Coelho (o nosso antepassado de quem se trata);
Fernão Anes Coelho;
Mór Anes Coelho (casou e teve descendência);
Maria Anes Coelho;
Aldara Anes Coelho (casou mas não teve descendência);
Urraca Anes Coelho (casou com Soeiro Mendes Petite, alcaide de Santarém, mas não teve descendência).

Referência a João Soares Coelho, no Nobiliário das Famílias de Portugal: "Rico Homem acompanhou o Rey D. Affonso III nas Guerras do Algarve em 1249, e pelos grandes serviços q fez lhe coutou o dito Rey a Quinta do Souto em 1254".


12C) Foram pais de João Soares Coelho, Soeiro Viegas Coelho (o primeiro que usou o sobrenome de Coelho) e sua mulher Mór Mendes de Gandarei (que doaram bens ao mosteiro de Tarouca em 1232) filha de Mem Moniz de Gandarei, herói da conquista de Santarém, neta paterna de D. Moninho Viegas e de Valida Trocozendas.

Este casal teve os seguintes filhos:
Pero Soares Coelho (casou mas não teve descendência);
João Soares Coelho (o nosso antepassado de quem se trata);
Maria Soares Coelho (casou com D. João Peres de Vasconcellos, o Tenreiro, de quem descendem todos os Vasconcellos; neto paterno de D. Martim Moniz, o herói da conquista de Lisboa em 1147);
Inês Soares Coelho (casou e teve descendência)


Quando pesquisamos genealogia, é difícil encontrar nossos antepassados mais modestos apenas 2 séculos atrás, mas os mais ilustres, dos quais existe muita documentação, é fácil saber quem eram em séculos muito recuados. É curioso notar que, num certo espaço geográfico, o número de pessoas era reduzido e todas as famílias se entroncam em algumas gerações, acabando por ter muitas origens comuns.

Abraços do primo de além-mar
Luis de Almeida e Vasconcellos Pinto-Coelho
12/01/07
Luis
Os nossos primeiros antepassados Coelho
13C) Foram pais de Soeiro Viegas Coelho, Egas Lourenço (a quem já chamavam o apelido de Coelho) e sua mulher, de quem não se conhece o nome e apenas se sabe que era neta paterna de D. Egas Pais de Penagate e de Boiro

Este casal teve os seguintes filhos:
Soeiro Viegas Coelho (o nosso antepassado de quem se trata);
Gomes Viegas Frade (casou e teve descendência);
Gonçalo Viegas Magro, de Riba Douro (não casou mas teve descendência);
Pero Viegas (casou...);
Maria Viegas de Ribadouro (casou e teve descendência);
Marinha Viegas (casou e teve descendência);
Margarida Viegas (casou e teve descendência).


14C) Foram pais de Egas Lourenço (Coelho), Lourenço Viegas, o Espadeiro (assim chamado por seus famosos golpes de espada), (c.1110-c.1160) e sua manceba Ourtigueira, plebeia de quem não se conhece o nome dos pais; “e o sobredito Lourenço Viegas, o Espadeiro, foi casado com D. Maria Gomes, filha do conde D. Gomes Nunes, de Pombeiro, e não houveram semel; e depois da morte desta D. Maria Gomes suso dita tomou este Lourenço Viegas suso dito uma barregã que houve nome de Ourtigueira e fez em ela um filho”.

Lourenço Viegas teve de Ourtigueira os seguintes filhos:
Egas Lourenço (o nosso antepassado de quem se trata);
Martim Viegas.

Nota Histórica: Lourenço Viegas, o Espadeiro, foi colaço de D. Afonso Henriques, que lhe chamava "irmão", por seu pai, Egas Moniz, o ter criado juntamente com o futuro rei.
Foi um de seus maiores privados e seu companheiro na batalha de Ourique, na conquista de Santarém, etc. Foi seu capitão de Guarda, fez parte da sua Corte, governou territórios, etc.
17/01/07
Emirge.
Origem dos Pinto-Coelho.
Caro Luiz.
Quero lhe dar os parabéns por estas informações tão preciosas para nossa e futuras gerações.
Gostei.
Ao dispor,
Orlando Costa Pinto Coelho.
17/01/07
Luis
Origem dos Pinto-Coelho (vai continuar)...
Obrigado Orlando,

Tem sido um prazer ler de novo sobre nossos antepassados. Consultar árvores de geração e de costados, resenhas genealógicas já minhas conhecidas; pesquisar mais um pouco e encontrar sempre algo (antigo) de novo... e encher o saco com mais algumas perguntas a especialistas!
Cheguei aos primeiros Coelhos mas não ao fim: é só o início do nome. Só estou demorando por falta de tempo, mas estou preparando a matéria sobre o pai dos Coelhos: nosso antepassado Egas Moniz, ìnclito varão do Condado Portucalense, considerado o homem mais honrado de seu tempo, a quem o Conde D. Henrique entregou a educação de seu filho, D. Afonso Henriques, que foi depois o primeiro Rei de Portugal.
Tenho informações de muitos ilustres antepassados de Egas Moniz, mas só estou pensando fazer uma descrição resumida; para referir nomes importantes e fatos curiosos interessantes, não para encher o saco.
Mas quem quiser saber mais (se for coisa que eu souber...) sempre pode me pedir por e-mail.

Um abraço,
Luis Pinto-Coelho
19/01/07
Luis
Nosso ilustre antepassado Egas Moniz, o Aio
15) Foram pais de Lourenço Viegas, o Espadeiro, Egas Moniz, o Aio, (c.1080-1146) e sua mulher Dórdia Pais de Azevedo (ou Maior Pais ?) filha de Paio Guterres de Tibães.

Este casal teve os seguintes filhos:
Lourenço Viegas, o Espadeiro (o nosso antepassado de quem se trata);
Afonso Viegas, o Moço (casou e teve descendência);
Mem Viegas (casou e teve descendência);
Rodrigo Viegas (casou...);
Hermígio Viegas (casou...).

Egas Moniz teve também, de seu 2º casamento, com Teresa Afonso os seguintes filhos:
Dórdia Viegas (casou e teve descendência);
Soeiro Viegas (casou e teve descendência);
Elvira Viegas (casou e teve descendência);
Urraca Viegas (casou e teve descendência).

Nota Histórica: Egas Moniz, honrado e poderoso senhor de entre Douro e Minho, foi quem o Conde D. Henrique escolheu para educar seu filho D. Afonso Henriques (que depois foi o 1º rei de Portugal) que o criou junto com seus próprios filhos. O Aio de D. Afonso Henriques foi uma das pessoas mais influentes de seu tempo, tomou parte em todas as batalhas e teve papel primordial na política e no governo do território.
É famoso o episódio histórico (em 1127) onde D.Afonso VII, rei de Leão e Castela, levantou o cerco de Guimarães, porque Egas Moniz prometeu, em nome de seu Príncipe D.Afonso Henriques, que este lhe prestaria vassalagem. Foi uma hábil e arriscada manobra política, pois o Aio sabia que o seu senhor nunca o faria; então foi com sua família, a Toledo, à Corte de D.Afonso VII, de camisa, descaço e com uma corda no pescoço, resgatar a palavra empenhada. O rei de Castela mandou-o de volta para suas terras por ser um homem de palavra.

16) Foram pais de Egas Moniz, o Aio, Monio Ermiges, senhor de Ribadouro (que foi governador do Porto) e de sua mulher Ouroana.

Este casal teve os seguintes filhos:
Egas Moniz, o Aio de D. Afonso Henriques (nosso antepassado de quem se trata);
D. Mem Moniz de Riba Douro (casou 2 vezes e teve descendência).
25/01/07
Luis
Os antepassados de Egas Moniz, o Aio
Egas Moniz, o Aio, era filho de Monio Ermiges, senhor de Ribadouro e de sua mulher Ouroana.

Neto paterno de Ermigio Viegas, senhor de Ribadouro (c.1020-1047) governador de Lamego e de sua mulher Unisco Pais.

Bisneto por varonia de Egas Moniz de Ribadouro (977-1022) e de sua mulher Toda Ermiges, filha de Ermígio Aboazar e de sua mulher Vivili Turtezendes, neta paterna de Aboazar Lovesendes, governador de Entre Douro e Lima (que fundou o Mosteiro de Santo Tirso no ano de 978) e de sua mulher Unisco Godinhes e neta materna de Trutezendo Galindes ou Godins; Toda Ermiges era descendente dos reis de Leão, dos reis de Pamplona e dos reis das Astúrias, 12ªneta de Pelágio, príncipe das Astúrias (+737), 19ªneta de Clóvis, Rei dos Francos (466-511) e de sua mulher Santa Clotilde de Borgonha (+545), 25ªneta de Valentiniano I, Imperador romano do Ocidente, etc; descendente também dos califas de Córdoba e 14ªneta de Maomé, o Profeta do Islão.

Trineto por varonia de Moninho Viegas, o Gasco e de sua mulher Valida Trocozendes, filha de Trocozendo Guedes, neta de Guido Arnaldes, bisneta de Dom Arnaldo Eris de Baião, senhor de Baião.

Nota Histórica: Moninho Viegas, foi chamado “o Gasco” por ter comandado a armada que, no tempo do Rei D.Ramiro III (final do séc.X) foi à Gasconha, em França, regressando à foz do Douro trazendo tropas de além-Pirinéus, para auxiliar nas lutas contra os mouros.

Tetraneto por varonia de Gonçalo Moniz, que governou Coimbra, Feira, e todo o Minho, e de Momalona, filha do rei D.Bermudo.

São estes os nossos antepassados mais antigos, de que se tem conhecimento, seguindo sempre a linha masculina de onde vem o sobrenome COELHO da família Pinto-Coelho. Entre os antepassados de Toda Ermiges, bisavó por varonia de Egas Moniz, seguindo ora linhagens paternas ora linhagens maternas, podemos encontrar as nossas origens no Império Romano e nos reinos “bárbaros” da Europa (antepassados das atuais famílias reais europeias), ou nas linhagens dos reis de Meca e em Maomé, o Profeta do Islão.
27/01/07
Luis
Os ramos da família Pinto-Coelho
Todos os Pinto-Coelho são descendentes do casamento dos herdeiros das duas Casas,
Francisco Pinto da Cunha, Alcaide-mór de Celorico de Basto (12º neto de Paio Soares Pinto) e Francisca Maria da Silva Coelho de Noronha (14ª neta de Egas Moniz, o Aio) que tiveram António Pinto Coelho, o primeiro que usou nosso sobrenome assim composto.

António Pinto Coelho, 9º senhor de Vieira e Felgueiras, casou com D. Francisca de Ataíde e tiveram, entre outros filhos:

1 - João Pinto Coelho, senhor de Felgueiras e Vieira, que casou com sua prima Mariana Francisca Pereira da Silva (herdeira da Casa de seus pais) e tiveram, entre outros filhos:
1 a) António Luis Vaz Pinto Coelho Pereira da Silva (de quem descende o ramo Peixoto Pinto Coelho Pereira da Silva, senhores de Felgueiras, Vieira, etc. – PORT.);
1 b) José Lourenço Pinto Coelho (de quem descende o ramo Pinto Coelho Guedes de Simaens, da casa de Simaens, em Moure, Felgueiras, e da casa de Cepoens, em Lamego – PORT.).

2 - Francisco Pinto da Cunha, cavaleiro da Ordem de Santo Estevão de Florença, que casou 2ª vez com D. Francisca Maria da Silva e Castro e tiveram:
2 a) José Luis Pinto Coelho, senhor da quinta de Mondrões, governador da Ilha de São Miguel (de quem descende o ramo Pinto Coelho, de Lisboa e Mondim de Basto – PORT.);
2 b) António Caetano Pinto Coelho, governador de São Tomé, que casou com Maria Josefa de Azeredo Coutinho, natural do Rio de Janeiro (de quem descende o ramo Pinto Coelho da Cunha, de Minas Gerais e Rio de Janeiro – BRAS.) e foram bisavós do Barão de Cocais, do Marquês de Itanhaém, de Felício Pinto Coelho 1º marido da Marquesa de Santos, etc;
2 c) Manuela Francisca de Ataíde Portugal (casou, mas não teve descendência).

Um abraço de Lisboa para o Brasil,
Luis Pinto-Coelho

NOTA: Na minha pesquisa das primeiras gerações da família no Brasil, consultei o site Genealogia de Antônio Carlos de Castro, http://www.genealogiacastro.cjb.net , nosso primo, a quem agradeço no esclarecimento de dúvidas e obtenção de fontes.
31/01/07
Ignez
Jose Maria Pinto Peixoto
Oi,Luis:Sou descendente de Jose Maria Pinto Peixoto,filho de Manuel Pinto Coelho,que mudou de nome por desavenças familiares.Ele nasceu em Portugal e veio com a familia real para o Brasil como alferes e ,segundo o livro "Brigadeiros e Generais de D.Joao VI a D. Pedro I",chegou a Marechal e a comandante da Guarda Nacional.
Poderia me dizer se existem informações a respeito dos ramos desta família em Portugal? Ficaria grata por qualquer ajuda.Atenciosamente.Ignez.
03/02/07
Luis
Jose Maria Pinto Peixoto (?)
Olá Ignez,
Encontrei algumas referências a Jose Maria Pinto Peixoto, na Corte do Rio de Janeiro, no tempo do Reino Unido e do Império, mas ainda nao consegui encontrar a ligação à família; nao consegui encontrar nenhum Manuel Pinto Coelho no final do sec.XVIII em Portugal. Penso que é da linha primogénita da família, do ramo Peixoto Pinto Coelho Pereira da Silva, dos senhores de Felgueiras, descendentes de João Pinto Coelho, mas ainda não encontrei todos os irmãos desta descendência nessa época. Pode também, eventualmente, ser do ramo Pinto Coelho Guedes de Simaens e ter o Peixoto por ascendência materna... Se souber o nome da mãe, dos avós maternos e paternos, facilita a pesquisa.

Posso estar algum tempo sem vir ao Orkut, quem quiser me contatar ou receber informações mais detalhadas, tipo listas ou árvores genealógicas, pode me enviar um e-mail para Lpinto-coelho@tomvitoin.com
Um abraço,
Luis
primeira | < anterior | próxima > | última
denunciar spam
« voltar aos tópicos responder




| Sobre o orkut | Blog | Centro de segurança | Privacidade | Termos de uso | orkut in english | Ajuda

Um comentário:

Um Empreendedor. disse...

Estou impressionado com tantas informações preciosas sobre nosso antepassados, quero parabenizar pelo belo trabalho.
Orlando Costa Pinto-Coelho
Ilha de Vitória- ES Brasil