quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O BARÃO DE COCAIS II

Origens da família em Portugal

Início > Comunidades > Família Pinto Coelho > Fórum: > Mensagens

primeira | < anterior | próxima > | última mostrando 11-20 de 46
01/11/06
Luis
Nobreza de Portugal – Titulares Brasileiros
Por curiosidade, faço aqui uma transcrição de uma obra de referência dos títulos nobiliárquicos em Portugal, a “Nobreza de Portugal” (Vol. III, Parte II, capítulo dedicado aos Titulares Brasileiros, pág.597):

“COCAIS (Barão de). Foi Barão de Cocais José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, natural de Minas Gerais, onde também morreu a 9-VII-1869, filho do brigadeiro António Caetano Pinto Coelho da Cunha e de sua mulher, D. Ana Casimira Furtado de Mendonça. Seguiu a Carreira do Exército, onde atingiu o posto de coronel, e foi deputado-geral pela sua província em quatro legislaturas sucessivas de 1838 a 1848. Era comendador da Ordem de Cristo e veador da Casa Imperial. Casou com D. Antónia Tomásia de Figueiredo, natural de Minas Gerais; c. g. O título foi-lhe concedido, com Grandeza, a 24-III-1455 (D. Pedro II).“
02/11/06
Luis
Nobreza de Portugal – Titulares Brasileiros
“ITANHAÉM (Barão e Marquês de). Foi Barão e Marquês de Itanhaém Manuel Inácio de Andrada Souto Maior Pinto Coelho, que nasceu em Marapicu (Rio de Janeiro) a 5-V-1782, e morreu em Lisboa a 17-III-1867, filho de Inácio de Andrada Souto Maior Rondon, 1º senhor da Casa de Mato Grosso (...) mestre-de-campo no Rio de Janeiro (...) e de sua mulher, D. Maria de Ataíde Portugal. Foi 2º senhor da Casa de Mato Grosso e coronel de Milícias de Guaratiriba. Depois da separação do Brasil da Coroa portuguesa, foi Grande do Império, estribeiro-mor de D. Pedro I, alferes-mor na sua sagração e coroação e no juramento da primeira Constituição brasileira; mordomo-mor do Imperador D. Pedro II, de quem foi tutor (assim como de suas irmãs), gentil-homem da Câmara Imperial, senador do Império (...) Casou quatro vezes: a primeira, em Lisboa, a 7-VII-1807, com a sua prima coirmã, D. Teodora Egina Arnaut do Rivo Ramalho, dama de honor da Imperatriz D. Leopoldina (...) filha de João Pereira Ramos de Azevedo Coutinho (...) do Conselho da Rainha D. Maria I, desembargador do Paço, procurador da Coroa (...) e de sua mulher, D. Maria do Cardal Ramalho da Fonseca Arnaut do Rivo, 5ª senhora do morgado de Nossa Senhora da Piedade (...) A segunda vez com D. Matilde de Pinto Ribeiro, dama da Princesa D. Januária (...) A terceira vez, com sua cunhada, D. Joana Severina de Pinto Ribeiro, dama de honor da Imperatriz D. Teresa. A quarta vez, em 1834, com D. Maria Angelina Beltrão, dama da mesma soberana, que nasceu a 17-II-1805 e morreu a 16-IX-1867, filha de Policarpo José de Faria Beltrão (...) e de sua mulher D. Joana Inácia da Silva. Teve um filho do primeiro matrimónio, que morreu solteiro e s. g., e um do quarto, de nome Manuel Inácio, que lhe sucedeu na Casa, doutor em Ciências Físicas e Matemáticas pela Universidade do Rio de Janeiro, moço-fidalgo da Casa Imperial, que nasceu a 35-V-1835 e casou a 17-II-1855, com D. Leocádia Augusta Pinto, filha do comendador Luis Caetano Pinto; c. g., da qual o primogénito foi 2º Barão de Itanhaém (...)” (pg.624)
03/11/06
Luis
Nobreza de Portugal – Titulares Brasileiros
E ainda da mesma obra, Vol. III, Parte II, pág.701:

“SANTOS (Viscondessa e Marquesa de). Foi Viscondessa e Marquesa de Santos D. Domitila de Castro Canto e Melo, que nasceu em São Paulo a 27-XII-1797 e ali morreu a 3-XI-1867, filha quinta dos 1ºs Viscondes de Castro, e irmã de João de Castro Canto e Melo, 2º Visconde de Castro, e de D. Maria Benedita de Castro Canto e Melo, que foi, pelo seu casamento com Boaventura Delfim Pereira, Baronesa de Sorocaba. Casou a 13-I-1813 com o alferes Felício Moniz Pinto Coelho de Mendonça, moço-fidalgo da Casa Real, que morreu a 5-XI-1833 e de quem se divorciara a 21-V-1824, filho do coronel Felício Moniz Pinto Coelho de Mendonça e de sua mulher, D. Mariana Manuela Furtado de Mendonça; c. g. De 1822 a 1829 foi favorita do Imperador D. Pedro I, de quem teve quatro filhos: D. Isabel Maria de Alcântara Brasileira, Duquesa de Goiás (v.); D. Pedro de Alcântara Brasileiro, que nasceu a 7-XII-1825 e morreu a 27 seguinte; D. Maria Isabel de Alcântara Brasileira, primeira do nome, que nasceu a 13-VIII-1827 e morreu a 25-X-1828 e que alguns autores dizem ter sido Duquesa do Ceará (v.); e D. Maria Isabel de Alcântara Brasileira, segunda do nome, que foi, pelo casamento, Condeça de Iguaçu (v.). (V. também na descendência de D. Pedro IV). A 14-VI-1842 contraíu segundo matrimónio, em Sorocaba (São Paulo), com o brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, nascido em Sorocaba a 4-X-1797 e que morreu a bordo, entre Santos e o Rio de Janeiro, a 7-X-1857 (...) c. g., de que o secundogénito, Dr. João Tobias de Aguiar, casou com a sua prima D. Ana de Barros Aguiar, filha terceira dos Barões de Itu. (...)”
03/11/06
Luis
Os Pinto-Coelho descendentes da Marquesa de Santos
Segundo pesquisa de Sonia Maria Weinmann Collares Moreira:

Domitilia de Castro Canto e Mello (Mqa. de Santos) n-27.dez.1797 (S.
Paulo, Brasil), f-13.nov.1867 (S. Paulo, Brasil); principal favorita
(1822-29; tiveram 5 filhos) de D. Pedro de Alcantara (I, Imperador do Brasil;
IV, Rei de Portugal) :

* 1o Casou-13.jan.1813 com Felicio Pinto Coelho de Mendonça n-1789
(Sabará, Minas Gerais), f-4.dez.1833 (sitio da Piedade, Marapicu, vila de
Iguaçu); filho de Felicio Muniz Pinto Coelho da Cunha (Moço-Fidalgo da Casa
Real de Portugal; Cap.-Mor das Ordenancas de Vila Nova da Rainha) e de Mariana
Manuela Furtado Leite de Mendonca; neto de Antonio Pinto Coelho da Cunha
(Cap.-Mor de Itanhaem); bisneto de Luis Pinto Coelho (Cap.-Mor e Cel. do
Regimento Auxiliar); aparentado com a familia Azeredo Coutinho; entrou para o
Regimento de Cavalaria de Minas Gerais-1810; Moço da Câmara Real-1820; recebeu
o Habito de Cristo-1820; Alferes; Ten.-1823; administrador da fazenda de
Periperi (1824); tiveram 3 filhos:
1) João Pinto Coelho de Mendoça e Castro n-abr.1818 (S. Paulo),
f criança.
2) Felicio Pinto Coelho de Mendonca e Castro n-20.nov.1816; Vila Rica
(atual Ouro Preto, Minas Gerais); Comendador de Cristo-1828; Moço Fidalgo da
Casa Imperial; Guarda-Marinha-1827; foi estudar em Paris (às custas do governo
brasileiro); voltou ao Brasil sem dar satisfacão aos superiores e, então,
deram-lhe baixa-4.mai.1838; foi dono da fazenda Vacaria; teve 3 filhos
naturais.
3) Francisca Pinto Coelho de Mendonca e Castro "Chiquinha";
n-20.nov.1815 (Vila Rica; atual Ouro Preto, Minas Gerais), f-16.ago.1833;
casou-24.mai.1828; com o tio Jose de Castro do Canto e Mello (irmao de
Domitilia). Tiveram 1 unica filha:
3 a) Escolástica Pinto Coelho de Gouveia casou com o Dr. Jose Soares de
Gouveia (filho do mineiro Juiz Lucio Soares Teixeira de Gouveia e de Maria
Rozaura Rodrigues).
05/11/06
Luis
Alguns livros brasileiros de genealogia
Caros primos,

Respondendo a algumas perguntas, aqui vai a indicação de mais alguns livros onde se podem encontrar informações de gerações de Pinto-Coelhos do Brasil:

Dicionário das Famílias Brasileiras
Carlos E.A. Barata e António H.Cunha Bueno
1ª Edição
Rio de Janeiro, 1999

Anuário Genealógico Brasileiro
Salvador de Moya
Empreza Graphica da Revista dos Tribunais
São Paulo-Brasil

Um abraço,
Luis Pinto-Coelho
13/11/06
Luis
Os antepassados do Barão de Cocais em Portugal
5) Foram pais de António Caetano Pinto Coelho, Governador da Ilha de São Tomé, Francisco Pinto da Cunha, Senhor de Felgueiras e Vieira, Cavaleiro da Ordem de Santo Estevão de Florença, (n. cerca de 1640 +1714) e sua mulher D. Francisca Maria da Silva e Castro, filha de D. Pedro Taveira de Sottomayor, Fidalgo da Casa Real, Comendador da Ordem de Cristo, que casou em Madrid com D. Filipa da Silva e Castro.

Francisco Pinto da Cunha tinha 3 filhos do 1º casamento, com Bárbara Teresa de Sequeira:
Egas Moniz Coelho (morreu solteiro?)
Bárbara de Ataíde (freira)
Teresa de Sequeira (freira)

E teve deste 2º casamento:
José Luis Pinto Coelho, senhor da quinta de Mondrões (meu 8º avô, antepassado do ramo da família de Lisboa e Mondim de Basto);
António Caetano Pinto Coelho, nascido em 1671 (bisavô do Barão de Cocais, etc);
Manuela Francisca de Ataíde Portugal (casou, sem descendência).
14/11/06
Luis
Os antepassados do Barão de Cocais em Portugal
6) Foram pais de Francisco Pinto da Cunha, Senhor de Felgueiras e Vieira, António Pinto Coelho, 9º senhor de Vieira e Felgueiras (c.1600- ? ) e sua mulher D. Francisca de Ataíde, filha de D. António de Almeida e de sua mulher D. Margarida de Ataíde.

Tiveram os seguintes filhos:
João Pinto Coelho Pereira da Silva, Senhor de Felgueiras e Vieira (de quem descende o ramo de Simaens, etc.);
Francisco Pinto da Cunha (o nosso antepassado comum, de quem se trata, de quem descendem os ramos de Minas Gerais, Lisboa, etc, trisavô do Barão de Cocais);
José Pinto Coelho
Madalena Josefa de Ataíde
Mariana Luisa de Ataíde


7) Foram pais de António Pinto Coelho, 9º senhor de Vieira e Felgueiras, Francisco PINTO da Cunha, Alcaide-mór de Celorico de Basto (c.1560- ? ) Comendador de São Salvador de Forges na Ordem de Cristo, Senhor do Morgado de Rateães, que serviu em Ceuta (praça então portuguesa, em Marrocos), e sua mulher Francisca Maria da Silva COELHO de Noronha, filha herdeira dos Senhores de Felgueiras.
Foi Francisco Pinto da Cunha quem instituíu os morgadios de Rateães e Simães com a obrigação de sua descendência usar o sobrenome PINTO COELHO.

Este casal teve:
António Pinto Coelho, 9º senhor de Vieira e Felgueiras (antepassado comum de todos os ramos da família Pinto-Coelho);
Maria Anes de Noronha, que casou com Gonçalo Teixeira Coelho, senhor de Teixeira.
25/11/06
Luis
Os remotos antepassados de todos os Pinto-Coelho
Caros primos,
Após uma interrupção por falta de tempo e para reunir de novo a matéria já pesquisada há alguns anos, vou começar apresentando a ascendência de António Pinto Coelho, 9º senhor de Vieira e Felgueiras, o primeiro que usou o sobrenome de PINTO-COELHO, antepassado comum de todos os ramos da família.
Iniciarei pela sua ascendência paterna, os antepassados de seu pai Francisco Pinto da Cunha, de quem vem o nosso PINTO, linhagem que conheço menos bem.
Depois apresentarei a sua ascendência materna, os antepassados de sua mãe, Francisca Maria da Silva Coelho de Noronha, de onde nos provém o COELHO, linhagem que conheço melhor, possívelmente mais ilustre, de que se conhecem as origens até épocas bem mais remotas.
Um abraço de além-mar,
Luis de Almeida e Vasvoncellos Pinto-Coelho
25/11/06
Luis
Os nossos antepassados Pinto
1P) Foram pais de Francisco Pinto da Cunha, Alcaide-mór de Celorico de Basto, Gonçalo Vaz Pinto, Alcaide-mór de Celorico de Basto (c.1535- ? ) e sua mulher D. Brites da Cunha, filha de Jerónimo da Cunha, senhor de Val da Cunha, da Quinta do Corgo, São Romão de Corgo e Basto, casado com Leonor Taveira, neta paterna de Martim Teixeira de Macedo, senhor de Teixeira e Alcaide-mór de Vila Pouca de Aguiar.

Além de Francisco Pinto da Cunha, também tiveram uma filha, Leonor da Cunha, que casou com Cristovão de Sousa, 9º senhor de Baião.


2P) Foram pais de Gonçalo Vaz Pinto, alcaide-mór de Celorico de Basto, Francisco Vaz Guedes (c.1510- ? ) e sua mulher Maria de Valência, filha de Francisco de Valência (fidalgo espanhol, irmão do Marechal de Castela e Alcaide de Zamora) e de Maria de Burgos.

Tiveram os seguites filhos:
Gonçalo Vaz Pinto (o nosso antepassado de quem se trata);
Isabel Pereira Pinto;
Diogo Pinto;
António Pinto;
Maria Pinto;
Ana Pinto.


3P) Foram pais de Francisco Vaz Guedes, Gonçalo Vaz Guedes (c.1480- ? ) filho de Álvaro Vaz Guedes e de sua mulher Ana Isabel de Mesquita, neto de Gonçalo Vaz Guedes, 3º senhor de Murça, etc, e sua mulher Maria Pinto Pereira (c.1480- ? )

Tiveram os seguites filhos:
Francisco Vaz Guedes (o nosso antepassado de quem se trata);
Maria Pereira Pinto;
João Pinto Pereira, Alcaide-mór de Ervedo;
Isabel Pereira Pinto;
Frei Diogo de Murça, Reitor da Universidade de Coimbra
28/11/06
Luis
Os nossos antepassados Pinto
4P) Foram pais de Maria Pinto Pereira, Nuno Álvares Pinto Pereira (c. 1450 - ? ) e sua mulher Isabel Pereira de São Paio, filha de Rui Lopes de São Paio, Senhor de Anciães e Vilarinho, e de sua mulher Constança Pereira de Mello (*).

Não sei quantos filhos teve este casal
(*) Existem algumas dúvidas quanto à filiação da mãe, Isabel Pereira, por possível confusão com outra Isabel Pereira sua contemporânea.


5P) Foram pais de Nuno Álvares Pinto Pereira, Gonçalo Vaz Pinto, alcaide-mór de Chaves (c. 1380- ? ) e sua mulher Catarina (ou Melícia) de Melo (c. 1435- ? ) filha de Martim Afonso de Melo, 7º senhor de Melo, e de sua mulher Brites de Sousa.

Este casal teve os seguintes filhos:
Pedro Lopes Pinto;
João Pinto;
Nuno Álvares Pinto Pereira (o nosso antepassado de quem se trata);
Aires Pinto;
Francisco Pinto;
Diogo Pinto;
Vasco Ruiz Pinto;


6P) Foram pais de Gonçalo Vaz Pinto, alcaide-mór de Chaves, Aires Vaz Pinto, senhor de Ferreiros e Tendais (c. 1340- ? ) e sua mulher Constança Rodrigues Pereira, filha de Paio Gomes Pereira.

Este casal teve os seguintes filhos:
Rui Vaz Pinto, alcaide-mór de Chaves;
Gonçalo Vaz Pinto, alcaide-mór de Chaves (o nosso antepassado de quem se trata);
Álvaro Pinto Pereira;
Briolanja Pinto;
Vevião Pinto.

Nenhum comentário: