quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Descendente do Barão de Cocais faz 100 de idade

Descendente do Barão de Cocais faz 100 de idade

* terça-feira, 29 de dezembro de 2009, 10:03
* Destaque, Geral
* 1 comentário

A pianista e escritora Judith Pinto Coelho dos Mares Guia, descendente do Barão de Cocais -José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, militar, político e empresário-, comemorou 100 anos de vida, altiva e lúcida, junto aos seis filhos, genros, noras, netos e bisnetos.

Judith nasceu em Santa Bárbara (MG), no dia 19 de dezembro de 1909, sendo filha do pianista e farmacêutico de Santa Bárbara, José Luís Pinto Coelho, tataraneto do Barão de Cocais e conhecido com Juquita Pinto Coelho. A aniversariante centenária é mãe do ex-ministro do Turismo e Relações Institucionais do governo Lula, Walfrido Pinto Coelho dos Mares Guia, também ex-vice governador de Minas, sendo seus irmãos José Luís, Leleta, Lolinha, João Batista, Lelete, Zicaca e o falecido Marcos dos Mares Guia.
A comemoração dos 100 anos de Judith foi realizada na fazenda do ex-ministro Mares Guia, em Santo Antônio do Leite, nas proximidades de Ouro Preto, que já recebeu a visita do presidente Lula em 2007. A festa foi organizada pela cocaiense Sheila Emerich dos mares Guia, esposa de Walfrido, e reuniu apenas familiares e alguns convidados.
Judith Pinto Coelho dos Mares Guia pode ser considerada como exemplo da mulher mineira de Santa Bárbara, atuante e participativa até os dias atuais. É do tipo que não entrega os pontos. Já passou por alguns transes sérios, como a morte de seu filho Marcos Mares Guia, uma queda na qual quebrou o fêmur e outros males do cotidiano.
No livro que escreveu conta episódios muito curiosos. Mesmo as dificuldades de quem criou a família numerosa, que permaneceu unida contra ventos e tempestades. O livro só tem causos positivos, alegres. Ela é uma das mais fiéis clientes do Stúdio LG, de Laura Nunes, onde pinta cabelo, faz escova, unhas, pés e tudo o mais que as mulheres vaidosas não deixam de lado.
Alegra seus dias tocando piano em sua residência, em Belo Horizonte, o que os vizinhos adoram. Consola as amigas que ficaram viúvas como ela, do médico de Santa Bárbara, José Maria dos Mares Guia, patrono de uma escola pública cocaiense. Judith sempre está alegre e de bem com a vida -vida iniciada na região do Caraça e hoje cercada dos filhos, netos e bisnetos em Belo Horizonte.
*Leonel Marques

Nenhum comentário: